top of page

Vermelho: A cor da ação!

Foto do escritor: Stela Branding Stela Branding

O vermelho é a cor de todas as paixões, dos alimentos saudáveis e do fogo. Por isso, é considerada a cor da força vital! Sua relação simbólica com o sangue faz dela a cor dominante em todas as atitudes positivas da vida.

Não é à toa que o fruto proibido do Jardim do Éden fosse uma maçã, já que o vermelho é a primeira cor que os recém-nascidos reconhecem. Podemos fazer uma analogia entre Eva e a sociedade Homo sapiens “recém-nascida” e o fruto vermelho, o primeiro elemento destoante da paisagem a ver notado e a modificar as relações humanas – tanto entre si, como com a natureza.

Como já comentei, o desenvolvimento das células oculares dos animais (o que inclui os seres humanos) se deu para que pudessem identificar os frutos maduros, e assim, garantir uma alimentação saudável.

Grande parte das frutas e vegetais exibem tons avermelhados tanto em seu interior quanto em suas cascas, o indica o quão saudável encontra-se o alimento: quanto mais intenso o vermelho, melhor. Instintivamente sabemos disso. Quem não sentiu um impulso de comprar morangos somente por olhar para a foto ao lado?


Somos cidadãos civilizados do século 21, mas nossas raízes pré-históricas falam alto e nos indicam quais são os melhores alimentos para a nossa saúde. E o vermelho é determinante para isso, já percebeu?


As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e protegem músculos contra a ação de radicais livres. Os legumes vermelhos apresentam licopeno, ácido elágico e antocianina, e auxiliam no combate a doenças como o câncer.


Mas o vermelho na natureza não indica benefícios apenas para a saúde humana. A cor protege os próprios vegetais contra pragas, vírus e bactérias (que reconhecem o vermelho como sinônimo de perigo) e atração de insetos que irão polinizar as flores e assim, gerar os frutos. Ou seja, todo mundo sai ganhando! Este é mais um elemento que relaciona a cor ao simbolismo da vida. Já nos animais, o significado mais conhecido do vermelho é o de perigo.

Nos vertebrados, o vermelho pigmenta as hemácias, que carregam o oxigênio pelas vias do corpo e colorem o sangue. Também é a principal cor identificada no fogo.

Dominar o fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história, o que permitiu que nossos ancestrais pudessem extrair a energia dos materiais da natureza, iluminar as noites, garantir proteção aos grupos, auxiliar nas caçadas, aquecer as pessoas e cozinhar, apenas para citar alguns de seus usos. Além de deixar os alimentos saborosos, o ato de cozinhar os alimentos matava muitas bactérias existentes principalmente na carne, o que contribuiu com o aumento da longevidade dos homens pré-históricos.

Todos esses elementos juntos, no caldeirão simbólico e psicológico da raça humana, nos faz reconhecer o vermelho como a cor da sustentação da vida, e por isso mesmo exerce um grande poder de atração e também de alerta. E é esse mesmo poder de chamar muito a atenção – especialmente para situações “vitais”, que é utilizado na comunicação e no marketing, para atrair consumidores. Pense nisso na próxima vez que se deparar com logotipos vermelhos, ou com botões de call to action dessa cor. Perceba como esse elemento atrai o seu olhar antes de qualquer outra coisa do ambiente, e como seu cérebro reage isso. Depois, volte aqui e comente como foi esse “experimento” para você!


*texto originalmente publicado na minha coluna Nau de Cores, do Blog4Hands.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page