top of page

Em todo ambiente de pompa (ou que se pretende passar essa sensação) o dourado é rei!

Foto do escritor: Stela Branding Stela Branding

Além da fama, o ouro também está relacionado à resistência, pois não enferruja e nem oxida. Não é apenas pelo seu valor que as alianças de casamento são de ouro, mas também porque depois de ficar durante anos no dedo, o metal continua a brilhar como no primeiro dia. Entre os minerais, este é o mais reciclado do mundo, e não se desvaloriza nunca.

Por todos os seus atributos, simbolicamente o ouro é o mais precioso dos metais. Na Bíblia, o bezerro de ouro representa o deslumbramento e a vaidade, atributos que, por interesses políticos da Igreja, foram relacionados à origem do mal.


Psicologicamente, a cor é relacionada com sabedoria interior, qualidade, riqueza e beleza – você já prestou a atenção que está presente na maioria das embalagens de cosméticos, desde os mais caros e exclusivos até os mais baratos? Isso para comunicar ao nosso cérebro que aquele produto nos trará prestígio, luxo e riqueza material, sugerindo que o produto é exclusivo e nos destacará entre os nossos pares.


A cor também é associada à abundância e prosperidade, inspira conhecimento, espiritualidade e uma profunda compreensão de si mesmo e da alma, porém, como já comentamos, para algumas pessoas, soa materialista e pretensioso em excesso, por isso, a recomendação é que seja usada com moderação.

É a cor da vitória, por isso o uso de medalhas de ouro para os vencedores.


Quando combinada ao roxo pode indicar a riqueza e beleza, ao azul escuro sugere honestidade, credibilidade e sucesso, ao preto elegância e riqueza, e elegância quando combinado ao branco.

Nas roupas, a cor é reservada para as ocasiões festivas. Quando a nobreza se tornou economicamente dependente da burguesia endinheirada, os burgueses passaram a poder também se vestir com roupas douradas. Pode-se dizer que sua posição social podia ser calculada da quantidade de brocados de ouro que podiam usar.


*texto originalmente publicado na minha coluna Nau de Cores, do Blog4Hands.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page