O conceito visa ajudar na escolha saudável e inteligente dos alimentos que levamos para a casa.
Prepare-se, pois logo você vai ouvir falar bastante em "clean label", ou rotulo limpo. São alimentos industrializados sem ingredientes que não sejam facilmente entendidos pelo consumidor.
"Eles não contem itens cujos nomes são difíceis de pronunciar, como os de conservantes, gorduras e corantes", explica a nutricionista Thais Yanai (SP). Alimentos que se encaixam nessa categoria não prejudicam a saúde, já que em geral contem menos sódio e açúcares e são menos processados.
Mas como encontrá-los? Não há indicação direta na embalagem. Por isso, o jeito é se acostumar a ler a lista de ingredientes."Nela devem constar apenas itens conhecidos, como farinha, leite, ovo, água, etc. Outro bom sinal é uma lista curta, com poucos ingredientes. Por fim ao ler a lista, tenha em mente quais ingredientes você compraria se fosse fazer aquele alimento em casa. Esses são os únicos que devem constar", finaliza a nutricionista.
Você já pensou como este conceito se aplica aos rótulos dos seus produtos? Fale com a gente e te ajudamos a se adaptar à essa tendência!
Fonte: Revista Bons Fluídos, dez/2019
Comments