top of page

Amarelo: a cor do Verão!

Foto do escritor: Stela Branding Stela Branding

O amarelo pertence ao verão, assim como o verde à primavera.

Oportuna e verdadeira estar colocação da pesquisadora Eva Heller, que vem ao encontro da maneira como encaro este infinito oceano de cores que navegamos em nosso cotidiano. Quando olhamos para o amarelo é impossível não sentirmos a luz, o calor e o poder do Sol, trazendo a energia, a jovialidade e o otimismo de um dia todo para desenvolvermos as nossas melhores habilidades, transmitindo uma disposição “ensolarada” na vida.


O amarelo, junto com o vermelho e com o azul, forma o conjunto das cores primárias – aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. Apesar dessa pureza, o amarelo também é a cor que mais depende das cores combinadas a ele para nós revelar a sua personalidade. Radiante e luminoso se junto ao branco. Berrante se próximo ao preto.

Considerado o mais expansivo e atraente aos olhos entre todos os matizes, o amarelo empresta a sua alegria aos carotenóides que pigmentam os vegetais amarelos, dão o amarelado às folhas no outono, aos grãos em geral e à gema do ovo. É uma das cores símbolos do Brasil, da Alemanha, da Monarquia Russa e dos partidos liberais de vários países da Europa.


Cores podem ser associadas a formas, sabia? Era o que pregavam os estudiosos da escola de artes Bauhaus no início do século XX. Foi lá que muitos artistas, entre eles Kandinsky e Paul Klee iniciaram a pintura abstrata e se depararam com uma pergunta: qual é a forma que melhor se adequa à cada cor?


Estudando a questão, as obras abstratas da época retratam os círculos em azul (relacionando-o à abóboda do céu), os quadrados em vermelho (pelo fato desta ser uma forma criada pelos homens, a corporificação da estabilidade) e os triângulos em amarelo – representando a energia divina que mantém a vida na Terra, além do fato de que por ser a mais clara e a mais leve das cores, seu efeito parece vir de cima.

Pensando neste aspecto, se o amarelo “vem de cima” e se relaciona à luz, ele é a cor da iluminação. Tanto que em muitos idiomas, especialmente no alemão, as palavras claro e saga podem ter o mesmo significado. No islã o amarelo-ouro é a cor da sabedoria e no simbolismo europeu antigo é relacionado à inteligência.


Além de tudo isso, a cor também está diz respeito à maturidade – relacionando-se aos frutos maduros. Coincidência ou não, as pessoas mais velhas apreciam mais está cor do que as pessoas mais jovens. E você? O que tem q me dizer sobre esta vibrante cor? Me conte aqui nos comentários!


*texto originalmente publicado na minha coluna Nau de Cores, do Blog4Hands.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page